Povo Rico

A produção de um país, assim como os preços vigentes, são variáveis definidas por dois fenômenos de natureza diferente: 1) a interação entre as
pessoas que oferecem e as pessoas que procuram produtos e serviços, cujos
comportamentos dependem dos costumes e de condições objetivas, psicológicas e históricas; e 2) forças extra-econômicas que podem alterar as posições tanto da oferta quanto, principalmente, da procura dos produtos nacionais.
Uma vez determinados a produção e os preços, ficam por conseqüência também determinados os níveis de todas as demais variáveis do sistema econômico, porque tudo o que acontece na economia decorre da produção obtida e do preço praticado. Assim, dados o preço e a produção estabelecem-se os níveis de emprego, renda, lucro, investimento, salário, consumo, arrecadação de impostos, etc, e também os indicadores sociais do país, como a qualidade do atendimento hospitalar, o grau de escolaridade, a distribuição de renda, o acesso à promoção social, etc. Mais ainda, dependendo de como evoluem estas forças extra-econômicas, ficarão determinados o ritmo de crescimento da produção, do emprego, da riqueza do povo e, portanto, o futuro do país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *